sábado, 27 de novembro de 2010

Cronicolândia

As lândias — do inglês land — são mais conhecidas por estarem presentes em nomes como Neverland, Robot Land, Play Land, Conny Land.

É curioso como os países têm nome de parques de diversões: Groenlândia, Tailândia, Suazilândia, Nova Zelândia, Disneylândia. Sim, porque a Disneylândia ficou tão famosa e independente que já elegeu o Mickey Mouse como seu presidente.

Também é notável como os estados mais famosos do exterior sustentam essa mesma característica: Maryland, Queensland, Auckland.

Os brasileiros, certamente, não puderam ficar de fora. Embora não tenham conseguido acrescentar o sufixo lândia no nome do país, criaram cidades e bairros lândias com uma criatividade fora do comum.

O exemplo mais comum é a Brasilândia. Brasilândia vila, Brasilândia distrito, Brasilândia município... Só faltou alterarem para Brasilândia o nome da capital nacional.

Tem-se conhecimento também de lândias que ficaram no mínimo originais, aglomeradas ao nome do território. Açailândia seria a terra dos açaís? Recursolândia é onde a população vive entrando com recurso? Retirolândia é um lugar tão afastado como parece?

Quem pensa que para por aí está pensando errado. As lândias estão presentes nas cantoras de axé (Gilmelândia), em determinadas regiões (Cracolândia), nos discos de MPB (Viva a Brotolândia), nas revistas sobre estrelas de cinema (Cinelândia), nos programas de televisão (Zuzubalândia). Até em sites de jogos (Jogolândia) e nomes de empresas (Empregolândia).

Mas que fique claro: não existem parques de diversão apenas no nome; no Brasil, há também parques reais. Estes são chamados de PlayCenter, Hopi Hari, Beto Carrero World...

As lândias são estrangeirismos e só existem porque derivaram do inglês land. Agora, se já há tanto disso no Brasil, imagine na Inglândia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário