sábado, 5 de novembro de 2011

Loira de Quimono



— Google, Google meu, existe blog nesta rede com mais acessos do que o meu?

“Você quis dizer: Loira de Quimono”.

A rainha das postagens não acreditava que seu blog de variedade, EgípciaLúdica.com, estava perdendo, em número de cliques, para o LoiradeQuimono.net, a página virtual de uma blogueira amadora.

Possessa de ódio, ela mandou um e-mail para o hacker mais detonador que conhecia e o contratou para exterminar o blog rival da rede de computadores. Assim, o hacker faria, mas, após entrar em contato com os arquivos bem formatados da Loira de Quimono, não teve coragem e, em desespero, mandou um recado virtual privado para ela.

“Fuja antes que ela destrua o seu blog! Migre do Blogspot para o Wordpress e eu direi à Egípcia que fiz seu blog se reduzir a uma porção de dígitos binários sem sentido.”

Assim eles fizeram. O hacker enganou a Egípcia Lúdica, e a Loira de Quimono, sorrateiramente, hospedou sua página em uma inusitada e desconhecida comunidade virtual.

Nesse site de hospedagem, estavam também sete blogs que não haviam conquistado a simpatia dos internautas e, por esse motivo, foram sentenciados à desatualização: Porco-Espinho Voador; Peru Depenado; Hiena Banguela; Cavalo de Cinco Patas; Crocodilo de Vestido Azul; Lebre Esquelética; e Morsa Lilás Esverdeada.

Cada blog tinha uma temática: o Porco-Espinho Voador era sobre jogos virtuais; o Peru Depenado, sobre meio ambiente; o Hiena Banguela, de humor; o Cavalo de Cinco Patas, de notícias; o Crocodilo de Vestido Azul, moda; o Lebre Esquelética, culinária; e o Morsa Lilás Esverdeada era sobre arte.

A Loira de Quimono resolveu visitar as páginas e dedicar sua atenção a cada uma delas. Percebeu, logo no primeiro acesso, o motivo pelo qual os blogs não eram atraentes. O layout e o domínio podiam até ser bacanas, mas o conteúdo precisava ser inovado. Conversou, em um programa de mensagens instantâneas, com os sete administradores e apontou o que poderia ser melhorado.

O Porco-Espinho Voador estava sem novidades. Permitir o acesso a jogos que milhares de sites já permitem não era interessante. O blog precisava de jogos novos!

— Por que você mesmo não cria os jogos e disponibiliza para download?

— Como farei isso? É difícil ter tanta criatividade.

— Se você é bom com os softwares, as ideias principais você pode tirar de situações do dia a dia: um jogo em que os candidatos a cargos políticos precisem convencer seus eleitores, por exemplo, desenvolvendo projetos em uma cidade inventada.

O Peru Depenado só sabia criticar os maus tratos ao meio ambiente. Era experto em falar mal de quem joga sujeira no chão, não recicla o lixo, polui as águas... inclusive de quem faz isso sem ser intencionalmente.

— Já pensou em pegar mais leve em suas postagens?

— Quem emporcalha tudo tem que ser tratado como porcalhão, a chutes e pontapés.

— Não é bem assim. Talvez, se alguém conversasse com essas pessoas com jeitinho e mostrasse o que poderia ser feito, elas melhorassem. Em vez de você detonar uma pessoa que joga uma sacola plástica no rio, por que não apresenta as milhares de coisas que podem ser feitas reutilizando essa tal sacola?

O Hiena Banguela precisava diferenciar suas piadas. Sair da mesmice: portugueses, papagaios e pontinhos. Por isso, a Loira de Quimono sugeriu:

— O que é que o búlgaro respondeu quando o romeno pediu para que ele visse se a seta de seu carro estava funcionando?

— O quê?

— Funciona. Não funciona. Funciona. Não funciona. Funciona...

O Cavalo de Cinco Patas só tinha que ser menos realista, tentar fazer com que os outros pensem que ele é um unicórnio disfarçado, que camufla seu chifre em uma suposta quinta pata.

— A realidade, resumida e monopolizada, é sem graça. Incorpore magia nas suas notícias!

— Se são notícias, devem ser verdadeiras, e não mágicas.

— Mas é possível criar uma realidade encantada. Siga o exemplo das crônicas: a notícia é contada de forma rápida, sucinta, inteligente, bem humorada e ainda pode ser chamada de literatura.

O Crocodilo de Vestido Azul não aceitava a evolução e se sentia preso em gerações passadas. Bastava, porém, um empurrãozinho para que ele se adaptasse à atualidade.

— A moda dos anos 1980 é a que você mais gosta?

— É a mais correta, isso sim!

— Com essa sua certeza, você nem percebeu que essa moda está voltando, não é mesmo? Não tem notado as calças coloridas, as faixas no cabelo, a sobreposição... Em vez de impor um passado distante, você poderia começar a relacioná-lo com o presente.

O Lebre Esquelética era uma cópia de tudo o que a televisão e diversos sites já mostraram e continuam mostrando cotidianamente. Um notável CTRL+C e CTRL+V nas receitas de bolo de chocolate, risoto de camarão e mousse de maracujá.

— Que tal de você inovasse nos quitutes? Misturasse alface com chocolate, chuchu com doce de leite, abacate com hambúrguer...

— Isso é horrível!

— Você nunca experimentou. Como pode dizer que não gosta de uma coisa que nunca provou?

O Morsa Lilás Esverdeada era preconceituoso e se recusava a mostrar obras de pintores contemporâneos. Contentava-se com as reproduções de Da Vinci e Michelangelo.

— Você tem medo de aceitar a evolução da arte.

— Sou consciente. Jamais que um quadro cheio de rabiscos, como esses que se dizem de vanguarda, pode ser chamado de arte. Não dá para entender nada.

— Quem é que disse que a arte é para ser entendida? Arte é para ser sentida. Se os rabiscos despertam em você alguma emoção, ainda que seja a repugnância, você pode claramente classificá-la como uma obra-prima.

O bate-papo da Loira de Quimono com os demais foi o primeiro passo para uma reflexão sobre o que poderia ser feito. Assim, os sete blogueiros resolveram apostar nas dicas dela e os resultados foram surpreendentes. Os blogs se tornaram minas de ouro.

— Google, Google meu, existe blog nesta rede com mais acessos do que o meu? — a Egípcia Lúdica repetia sua pergunta e se surpreendeu quando uma lista de sete blogs até então desconhecidos liderou o TOP 10 de acessos da semana.

Sem entender o que acontecia, ela vasculhou um por um e achou algo em comum entre eles: agradecimentos pelos conselhos valiosos da Loira de Quimono.

Não deu outra. Revoltada, a Egípcia Lúdica se disfarçou de Árvore Caquética, criando um novo blog, alterando datas e inventando falsos comentários, tudo para parecer que o blog já existia há muito tempo.

Esperta e sigilosa, ela descobriu o novo endereço virtual da Loira de Quimono e, fazendo-se de boazinha, enviou um convite para compartilhar com ela um arquivo mp3, uma suposta sugestão de trilha sonora para o blog.

Sem desconfiar que o gentil usuário denominado de Árvore Caquética era, na verdade, a Egípcia Lúdica, a Loira de Quimono aceitou o convite e, ingenuamente, clicou no botão de execução. Executado, no entanto, foi o vírus cavalo de troia.

O blog Loira de Quimono foi cruelmente desativado e encaminhado para quarentena. Após um determinado tempo, o blog seria excluído eternamente da rede.

Os administradores dos outros sete blogs tentaram ajudar, fazendo limpeza e desfragmentação de disco, mas nada restaurava as atualizações da Loira de Quimono.

O blog Egípcia Lúdica recomeçava a bombar nos acessos. Sem concorrentes à altura, os cliques disparavam. Nisso, os pedidos de outros sites para divulgação dos links em banners e janelas pop-up aumentavam. Com o pensamento de que quanto mais, melhor, a Egípcia Lúdica aceitava mais e mais anúncios.

Enquanto isso, os sete blogs recém-ressuscitados expunham seu luto. Até que, sem que ninguém esperasse, um jovem chamado Norton apareceu caminhando pelos neurônios eletrônicos.

Ao ver a situação na qual a Loira de Quimono se encontrava, fatalmente pisoteada pelo cavalo de troia, ele sacou seu spray digital e, com uma borrifada, transformou o vírus em um aplicativo de zero byte.

Aos poucos, a Loira de Quimono foi recuperando seus arquivos e, agora protegida pelo valente Norton, não sofreu mais com ameaças do mal. Quanto à Egípcia Lúdica, enlouqueceu, perdida no monte de pop-up que ela mesma autorizou e que espantou todos os visitantes que ainda tinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário